Prefeitura divulga atualizações sobre a pandemia de Covid-19 em Itapecerica

Prefeito reafirma importância de que todos respeitem as medidas sanitárias de preservação da saúde
Publicado em: 21 de Março de 2021 . Última Atualização: 21 de Março de 2021

"Querido povo de Itapecerica, infelizmente as projeções do cenário da pandemia de Covid-19 para os próximos dias não são favoráveis. Por isso, antes de qualquer outra coisa, venho mais uma vez pedir encarecidamente que cada cidadão faça a sua parte, respeitando as medidas sanitárias de prevenção e segurança. Se não houver conscientização por parte de toda a população não vamos conseguir frear o avanço da doença.

Tenho trabalhado incansavelmente – só Deus sabe o quanto – junto à Secretaria Municipal de Saúde para tentar evitar ao máximo o sofrimento do nosso povo. Mas a gente não conseguirá vencer essa guerra sem a colaboração de todos. Então, por favor, não saiam de casa sem necessidade e, ao sair, usem máscaras de proteção, evitem aglomerações, mantenham a higiene e sigam todas as recomendações para preservar a sua saúde e a do próximo.

É difícil prever como será esta semana, pois Minas Gerais dá sinais de um colapso no sistema de saúde. Mas a nossa missão é trabalhar para salvar vidas e quero deixar bem claro que iremos fazer o que for necessário para isso. Que tenhamos uma semana abençoada e que Deus nos proteja e nos guarde! Paz e bem a todos!"

Prefeito Wirley Rodrigues Reis - Têko

BARREIRAS SANITÁRIAS

As barreiras sanitárias passam a funcionar a partir desta segunda-feira, 22 de março, nas entradas da cidade. Todos que passarem terão sua temperatura aferida, responderão a um questionário e receberão orientações sobre as medidas de prevenção e sobre as restrições impostas pelo decreto em vigência.

VACINAÇÃO

A imunização contra a Covid-19 segue o cronograma conforme o recebimento de vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. A Prefeitura ressalta que a quantidade de doses que tem recebido em cada remessa é insuficiente para atender a demanda do município, tendo em vista que a população itapecericana é formada por um grande número de pessoas idosas.

Nesta terça-feira, 23 de março, serão vacinados, em suas residências, os idosos de 77 a 79 anos de idade, tanto na sede do município quanto nos distritos de Lamounier, Marilândia e Neolândia. Na sexta-feira, dia 26, serão imunizados os moradores das comunidades rurais de Palmeiras, Lameus, Lagoa e Ponte Nova. No sábado e domingo que vem, dias 27 e 28, será realizada uma nova etapa de vacinação. A faixa etária será divulgada em meados desta semana, assim que forem recebidos os imunizantes.

SANTA CASA E PRONTO ATENDIMENTO

Na Santa Casa de Itapecerica foi montada uma estrutura para acolher os pacientes do município acometidos pela Covid-19. Duas enfermarias foram preparadas para internação de pacientes de média complexidade e dois leitos exclusivos com respiradores foram instalados no pronto atendimento, além dos leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), também com respiradores. A Santa Casa conta com quatro respiradores e uma equipe técnica qualificada está preparada para atender possíveis ocorrências.

NOVOS LEITOS DE CTI PARA A REGIÃO

Na última sexta-feira, 19 de março, uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde visitou o Hospital Regional, em Divinópolis. A equipe aprovou as solicitações de melhorias a serem realizadas no local e, nas próximas semanas, devem ser concluídos os trabalhos para abertura de novos leitos para atender a região.

TAG's: atualizações, pandemia, Covid-19, Itapecerica