Prefeitura desenvolve projeto de matriciamento de saúde mental nas unidades básicas de saúde do município

Objetivo é acolher e tratar o paciente de maneira mais humana e com relacionamento mais estreito
Publicado em: 3 de Setembro de 2018 .

A Prefeitura iniciou no mês de agosto o projeto de matriciamento de saúde mental nas unidades básicas de saúde de Itapecerica. O projeto é conduzido pelo psiquiatra Dr. Pablo Botelho e pela psicóloga Kelly Silva, com participação de cinco estagiárias do internato rural, estudantes do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, de Belo Horizonte.

Cada uma das estudantes atua em um PSF do município, onde trabalham de segunda a sexta-feira pela manhã com os enfermeiros de cada unidade. À tarde, elas fazem visitas domiciliares aos pacientes de saúde mental para conhecer a realidade local. Atualmente são realizados, às quintas-feiras pela manhã e às sextas-feiras, atendimentos com o psiquiatra e, às quintas-feiras à tarde, rodas de conversa com os profissionais.

Em resumo, o matriciamento visa vincular o paciente de saúde mental à sua unidade de saúde a fim de que ele seja acolhido e tratado de maneira mais humana e com um relacionamento mais estreito. Entre as ações desenvolvidas, sempre pautadas no diálogo com as equipes, estão visitas domiciliares, busca ativa de faltosos, rodas de conversa, minioficinas e atendimentos especializados. O objetivo é buscar a adesão dos usuários e seus familiares, a diminuição do preconceito, a redução de surtos e, por fim, um maior envolvimento de toda a sociedade na questão da saúde mental.

TAG's: Projeto, matriciamento, saúde, mental