Prefeitura apresenta projeto de restauração das antigas estações ferroviárias de Gonçalves Ferreira e Aquiles Lobo

Município busca recursos para execução do empreendimento
Publicado em: 31 de Maio de 2021 . Última Atualização: 31 de Maio de 2021

Abrindo o último dia da agenda de eventos voltados à promoção da cultura e do turismo na cidade, iniciada na quinta-feira, 27 de maio, a Prefeitura de Itapecerica apresentou na manhã de sábado, dia 29, na comunidade rural de Gonçalves Ferreira, o projeto “Restauro – Antigas Estações Ferroviárias de Gonçalves Ferreira e Aquiles Lobo”. O Município está buscando recursos para a execução do empreendimento, que, além de promover a preservação e a valorização do patrimônio cultural, visa alavancar o turismo em Itapecerica, gerando emprego e renda para a população. As estações de Gonçalves Ferreira e Aquiles Lobo, situadas no distrito de Marilândia, viveram tempos prósperos no início do século XX. Porém, com a desarticulação do transporte férreo no país, foram abandonadas e se encontram em estado precário de conservação.

Participaram do evento o subsecretário de Estado de Cultura, Maurício Canguçu Pereira; a subsecretária de Estado de Turismo, Milena Pedrosa; o deputado federal Newton Cardoso Júnior; a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e Minas Gerais (CAU-MG), Maria Edwiges Sobreira Leal; o presidente do Circuito Turístico Campo das Vertentes, Crispim Júnior, entre outras autoridades. Além de Itapecerica, fazem parte do circuito os municípios de Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Carmópolis, Divinópolis, Santo Antônio do Amparo, Santo Antônio do Monte e São Francisco de Paula, aos quais o prefeito Wirley Reis agradeceu por enviarem representantes para a reunião.

Finalizando a agenda, a equipe da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo realizou uma reunião por ocasião da comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna.

"O fomento da cadeia do turismo é uma das prioridades da nossa gestão e estamos empenhados em colocar Itapecerica, com todos os seus atrativos históricos, culturais, naturais, gastronômicos e religiosos, em um lugar de destaque no cenário turístico regional e até mesmo nacional", afirmou o prefeito.

TAG's: projeto, restauração, antigas, estações, ferroviárias