Prefeitos discutem falta de repasses do Estado

Objetivo do encontro foi tentar encontrar uma solução para a difícil situação enfrentada pelos municípios
Publicado em: 23 de Julho de 2018 . Última Atualização: 27 de Abril de 2022

O prefeito de Itapecerica Wirley Reis (Têko) participou na manhã de hoje de reunião na Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (Amvi), em Divinópolis, com prefeitos de cidades do Centro-Oeste mineiro e outros agentes políticos. O objetivo do encontro foi discutir a difícil situação enfrentada pelos municípios devido à falta de repasses financeiros por parte do Governo de Minas Gerais e delinear possíveis soluções para a mesma.

A dívida do Governo do Estado com os municípios é enorme e vem crescendo cada vez mais. O déficit com Itapecerica já passa de R$ 3,2 milhões. A condição afeta diretamente as ações das prefeituras, prejudicando os investimentos em áreas como saúde, educação e infraestrutura, ou seja, trazendo prejuízos à população. A Prefeitura de Itapecerica conseguiu até agora, com recursos próprios, honrar os compromissos, inclusive mantendo a folha de pagamento em dia. No entanto, se a situação permanecer, vai chegar o momento em que o trabalho das prefeituras será inviabilizado. “Precisamos nos unir e exigir que o Governo do Estado cumpra seus deveres constitucionais e repasse o que é de direito dos municípios”, destacou Têko.

TAG's: AMVI, prefeitos, repasses, Estado