Prefeito Têko acompanha obras de restauração na igreja do Rosário

Trabalho de recuperação é financiado através do Fundo Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Fumphac)
Publicado em: 12 de Dezembro de 2022 .

No útimo dia 9, o prefeito Wirley Reis (Têko) participou da entrega da primeira etapa das obras de restauração do retábulo do altar-mor e da escadaria do presbitério da igreja de Nossa Senhora do Rosário. Os trabalhos de recuperação dos elementos artísticos são financiados com recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Fumphac).
A restauradora Carla Castro explicou que, nessa etapa, foram realizados os seguintes serviços: remoção das camadas de repintura, mapeamento do retábulo, desmonte parcial das partes em pior estado, imunização contra cupins, consolidação e complementação do suporte, confecção de peças de substituição em cedro e montagem parcial.
O prazo inicialmente previsto de cinco meses de trabalho teve que ser acrescido de mais dois meses devido ao péssimo estado de conservação do retábulo, que foi sendo revelado durante o processo de restauro.
O retábulo, datado do início do século XIX, é constituído de madeira entalhada, policromada e dourada e sofreu ao longo dos anos intensos ataques de cupins. Ele havia sido repintado com tinta esmalte na década de 1980. Nessa primeira etapa, toda essa repintura foi removida, revelando as suas cores e o seu folheado a ouro originais. Entretanto, apareceram também os imensos estragos em seu suporte de madeira, até então camuflados pela repintura.
Agora a Prefeitura, em parceria com a Mitra Diocesana de Divinópolis e a Paróquia São Bento, prepara o início da segunda etapa para fevereiro de 2023.

TAG's: Restauração, igreja, patrimônio