Prefeito participa de reunião da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais

Publicado em: 29 de Setembro de 2023 .

O prefeito Wirley Reis (Têko) participou ontem, na cidade de Mariana, de reunião da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, que contou com a honrosa presença da ministra de Estado da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, e do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass. O encontro, liderado pelo prefeito de Ouro Preto e presidente da associação, Angelo Oswaldo, reuniu prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de Cultura e de Turismo das cidades associadas, entre outras autoridades.

Na oportunidade, os gestores tiveram uma oportunidade única de apresentar à ministra e ao presidente do Iphan as suas demandas e ouvir deles respostas assertivas acerca dos temas e assuntos apresentados. Durante quase três horas, foi realizado um debate amplo sobre a situação da cultura no país. A ministra apresentou os resultados de seus nove meses de trabalho, enquanto as cidades históricas também apresentaram as suas reivindicações. Foi firmado um compromisso de diálogo contínuo, a fim de que sejam promovidas parcerias e seja respeitada a descentralização do trabalho em prol da valorização do nosso patrimônio cultural.

O encontro ocorreu na sacristia da magnífica igreja de São Francisco de Assis, reinaugurada após ficar 14 anos fechada e passar por restauração. Também foi inaugurado o Museu de Mariana, na antiga Casa do Conde de Assumar. Construídas no século XVIII, quando Mariana ainda era a capital de Minas Gerais, tanto a igreja de São Francisco de Assis quanto a Casa do Conde de Assumar integram o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico do município, tombado pelo Iphan em 1938.

TAG's: Prefeito, agenda, cultura