Prefeito participa de Congresso Internacional do Senhor de Matosinhos

Evento destaca devoção portuguesa enraizada em Minas Gerais
Publicado em: 26 de Agosto de 2022 .


De 13 a 15 de setembro será realizado, em Ouro Preto, o II Congresso Internacional do Senhor de Matosinhos. Com o objetivo de estudar a importância e projetar a devoção ao Senhor de Matosinhos, o evento irá dedicar atenção especial à relação entre Portugal e Brasil a partir do culto da imagem, considerada uma das mais antigas de toda a cristandade.
O evento, gratuito e aberto ao público, destaca uma devoção portuguesa enraizada em Minas Gerais. Cerca de 30 cidades mineiras têm igrejas dedicadas ao Senhor de Matosinhos, como é o caso de Ouro Preto e Itapecerica, cuja capela em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos completou no dia 22 de agosto um ano de inauguração.
Palestras com especialistas nacionais e internacionais, visitas guiadas e exposição dedicada ao Senhor de Matosinhos serão algumas das atividades do congresso, que contará com a presença de representantes da Câmara de Matosinhos, município de Portugal. O prefeito Wirley Reis (Têko) apresentará, no dia 13, a conferência “O Senhor de Matosinhos em Itapecerica, a mais nova capela nas Minas Gerais”, representando o município de Itapecerica e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
Haverá, ainda, programação na cidade de Congonhas, no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio Cultural Mundial, no dia 14 de setembro, consagrado ao Senhor de Matosinhos.
É muito relevante a união dos nossos municípios e o intercâmbio cultural e de fé entre Portugal, Brasil e as cidades históricas de Minas Gerais, que têm uma forte veneração ao Bom Jesus de Matosinhos. Será um evento marcante para esse diálogo e para chamar atenção para o nosso patrimônio, cultura e fé.
O congresso é realizado pela Prefeitura de Ouro Preto, Prefeitura de Congonhas, Câmara Municipal de Matosinhos (Portugal) e Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, com apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM).
 



TAG's: Turismo, religião, devoção

Inicial | Voltar
Link permanente: