Prefeito divulga nota sobre alagamento provocado pelas fortes chuvas que caíram na cidade

Foram registrados 71 mm em cerca de uma hora de chuva na madrugada de sábado
Publicado em: 5 de Março de 2018 . Última Atualização: 3 de Março de 2018

"Não poderia iniciar minhas palavras de outra forma que não me solidarizando com as famílias moradoras do conjunto que foi alagado com as fortes chuvas que caíram na cidade essa noite – choveu 71 mm em cerca de uma hora. É uma situação muito triste e desesperadora, a qual gostaríamos que jamais acontecesse. Na manhã de hoje estive no local acompanhado pelo secretário municipal de Obras e Transportes e por membros da Defesa Civil Municipal e pude ver de perto os estragos. Funcionários do setor de limpeza da Prefeitura também foram ajudar na faxina dos apartamentos. Fizemos ainda uma vistoria por toda a cidade para identificar os pontos mais críticos e, então, avaliar o que pode ser melhorado.

Ao longo da semana iremos prosseguir com a limpeza das ruas. Além dos funcionários da Prefeitura, contratamos em caráter emergencial uma empresa de prestação de serviços de limpeza urbana que, a partir de segunda-feira, irá retirar das vias públicas lixo, entulho, mato, materiais e resíduos de construção civil, areia, terra, lama, ou seja, toda a sujeira que ficou nas ruas após as chuvas.

Esta não é a primeira vez que Itapecerica passa por este problema, ocasionado, além do volume incomum de chuva, por questões como asfaltamentos realizados sem levar em consideração a drenagem da água pluvial e a grande quantidade de lixo depositada nas ruas. A Prefeitura está atenta e tomando as devidas providências para que os problemas sejam minorados, como limpeza das vias e dos bueiros. O Rio Vermelho e seus afluentes foram limpos em 2017 e, este ano, passarão por uma nova limpeza. A Prefeitura também lançou na última semana a campanha Itapecerica Cidade Limpa e, mais uma vez, quero pedir a todos os moradores que sejam conscientes e nos ajudem a conservar a limpeza do município. Só com a colaboração de todos conseguiremos manter nossas ruas livres da sujeira e a nossa população livre de problemas como o ocorrido essa noite, pois a água da chuva precisa ter vazão para chegar até o rio e não acumular nas vias.

Enfim, devemos agradecer a Deus pelos prejuízos terem sido apenas materiais e também pela chuva não ter durado mais tempo, o que poderia ter levado ao transbordamento do rio, como aconteceu em 2008. Vamos todos, administração municipal e cidadãos, fazer a nossa parte e colaborar para que situações assim não sejam mais registradas em Itapecerica. Aos que passaram por esse transtorno essa noite, o meu carinho e o meu apoio no que for possível."

Prefeito Wirley Rodrigues Reis

TAG's: Nota, alagamento, fortes, chuvas