Obras para ligação de rede de esgoto são executadas em Neolândia

Moradores relatam que ação era aguardada há mais de 25 anos
Publicado em: 24 de Junho de 2020 . Última Atualização: 23 de Junho de 2020

Na manhã desta terça-feira, 23 de junho, o prefeito Wirley Reis esteve em Neolândia, onde estão em execução obras para ligação de rede de esgoto com extensão de 350 metros na parte baixa do distrito, nos fundos da rua São José. Segundo os moradores, a obra era aguardada há mais de 25 anos.

Em 2017, quando assumiu a Prefeitura, a atual gestão municipal encontrou os tanques da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Neolândia completamente sujos e entupidos, assim como a rede coletora. Os entupimentos causavam o vazamento de esgoto pelas ruas e até mesmo nos lotes e residências do distrito.

Diante da gravidade da situação, ainda em 2017 a Prefeitura realizou, como medidas emergenciais, a limpeza e manutenção da ETE e a troca das tubulações das redes coletoras de esgoto nos pontos mais necessários, totalizando cerca de 600 metros de extensão. A tubulação de 100 milímetros foi substituída por tubos de 200 milímetros de diâmetro para evitar entupimentos e vazamentos.

O saneamento básico é um problema antigo e uma questão de extrema importância para o município. No momento, está em elaboração o Plano Municipal de Saneamento Básico de Itapecerica. "Esperamos que, com o plano, tenhamos mais um instrumento para buscar, junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), redes de esgotos para os distritos de Lamounier, Marilândia e Neolândia, a fim de que essa grave questão seja definitivamente resolvida", afirmou o prefeito.

TAG's: ligação, rede, esgoto, Neolândia