Obras na igreja de São Francisco valorizam conjunto histórico de Itapecerica

Investimento total será de R$ 380 mil
Publicado em: 23 de Fevereiro de 2022 . Última Atualização: 20 de Julho de 2022

Recursos repassados pela Prefeitura à Paróquia São Bento serão investidos na desinfestação e imunização preventiva de elementos artísticos integrados na igreja de São Francisco. Serão tratados o retábulo mor, o forro da capela mor, o retábulo colateral do lado do Evangelho dedicado a Nossa Senhora das Dores, o retábulo colateral do lado da Epístola dedicado ao Nosso Senhor dos Passos, as arcadas e a balaustrada do guarda-corpo das tribunas da capela mor.

O investimento nos trabalhos será de R$ 30 mil, provenientes do Fundo Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Fumphac) - ICMS do Patrimônio Cultural.

DRENAGEM

A Prefeitura também realizará obras de drenagem de águas pluviais no entorno da igreja de São Francisco. As águas da chuva que ameaçam o templo, praça e residências serão devidamente canalizadas e direcionadas ao rio Vermelho. A igreja vem sofrendo diversos danos ocasionados pelas enxurradas formadas pelas fortes chuvas, o que compromete este belíssimo patrimônio histórico, tombado pelo Município.

Serão investidos R$ 350 mil nas obras, recursos oriundos do acordo da Vale com os municípios mineiros, cujo repasse está previsto para o próximo mês de julho.

A obra, de extrema importância para Itapecerica, irá salvaguardar todo o conjunto histórico do Largo de São Francisco.

TAG's: Cultura, São Francisco, patrimônio