Novo terminal rodoviário homenageia ex-prefeito de Itapecerica

O nome de Theodoro Afonso Lamounier Netto é eternizado no novo espaço
Publicado em: 17 de Maio de 2024 .

O terminal rodoviário de Itapecerica, que será inaugurado hoje em um novo espaço, leva o nome do saudoso ex-prefeito Theodoro Afonso Lamounier Netto (1890-1976). "Para mim, na condição de prefeito, é motivo de satisfação reafirmar essa homenagem e reverenciar a história e a memória desse grande cidadão, que muito fez pelo nosso município, no qual deixou o seu legado", exalta o prefeito Wirley Reis (Têko).

Senhor Durico, como era carinhosamente conhecido, foi um homem à frente do seu tempo, inovador, dinâmico e empreendedor, se destacando como empresário do agronegócio.

Em sua Fazenda Paraíso, no distrito de Camacho, então pertencente ao município de Itapecerica, produzia fortemente café e leite, além de demais produtos para consumo. Possuía uma unidade beneficiadora de café, o que naqueles tempos era incomum no meio rural. Devido à inexistência de rede elétrica pública e à limitação de oferta de água, utilizava motores movidos por energia elétrica proveniente do vapor da queima de casca de café e bagaço de cana.

Atento às inovações na área das comunicações, implantou linha telefônica que conectava a fazenda ao posto telefônico de Candeias. Para escoar a produção e proporcionar conforto à família, vizinhos e comunidade, construiu com recursos próprios a estrada que ainda hoje liga Camacho a Candeias, instituindo à época um regime de pedágio para ajudar na sua manutenção.

Mesmo residindo no campo, exerceu mandato de vereador em Itapecerica, sendo admirado por pessoas de diferentes classes sociais, políticos, clero e demais autoridades. Por seu caráter empreendedor, figura cordial e carismática e por sua qualidade moral e ética, foi eleito prefeito de Itapecerica, para onde se mudou com a família.

À semelhança do sucesso empresarial, sua gestão na esfera pública foi modernizadora. Como prefeito construiu campo de aviação, construiu e conservou estradas. Com sua visão social, construiu escolas. Em atenção à população mais carente, construiu casas populares de bom nível, bem localizadas e com acesso aos serviços básicos.

Senhor Durico foi incontestavelmente um grande líder, que contribuiu de forma marcante para o desenvolvimento social e econômico de Itapecerica.

Com informações de Ronaldo Locatelli

TAG's: Rodoviária,