Natal Iluminado tem fim de semana com lançamento de livros

Publicado em: 6 de Dezembro de 2022 .

No último fim de semana foram lançados dois livros, como parte da programação do Natal Iluminado 2022.
O livro "A atualização da tradição: arquitetura e arte religiosa em Itapecerica-MG (1757-1927)", de autoria do doutor em História Gustavo Oliveira Fonseca, conta a história da construção e ornamentação das principais igrejas itapecericanas: Matriz de São Bento, São Francisco, Nossa Senhora do Rosário e Mercês.
Resultado de extensa pesquisa, o livro acompanha a longa história dessas obras desde o século XVIII até a década de 1920, mostrando como foram realizados os principais trabalhos artísticos e os diversos artistas envolvidos. É uma obra de referência para estudantes, pesquisadores, historiadores e profissionais da área cultural e uma importante fonte de consulta para quem pretende conhecer mais sobre a história de Itapecerica e o seu vasto patrimônio, em especial o valioso patrimônio sacro presente em nossas igrejas, cada qual com o seu estilo.
Todo o valor arrecadado com a venda do livro, que foi publicado pela editora Boutique do Livro com recursos da Prefeitura Municipal de Itapecerica, será transferido para o Fundo Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Fumphac) e revertido em ações de salvaguarda e proteção. Os exemplares podem ser adquiridos na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes. Antes, é necessário retirar a guia para pagamento bancário no setor de Cadastros e Receitas da Prefeitura.
Também foi lançado o livro "No Silêncio dos Cristais", do autor Lázaro Bueno de Guerra. A obra narra a história do fotógrafo naturalista que, buscando nichos preservados, encontra um menino que o leva ao encontro de um povo com elevada estatura moral, em um cenário mágico, iluminado por cristais. Sem deixar claro em que dimensão se desenrolam os fatos, a narrativa vem derrubar barreiras entre o onírico e o concreto, indo além da realidade tangível e propondo uma reflexão sobre a materialidade dos corpos.

TAG's: Livros, lançamento, Natal iluminado