Museu do Presépio será inaugurado em Itapecerica

Acervo será composto por mais de 450 presépios, doado pela nossa conterrânea Maria Terezinha Costa e Silva
Publicado em: 7 de Fevereiro de 2022 .

Itapecerica será uma das poucas cidades a possuir uma coleção permanente de presépios. A Prefeitura criará nos próximos meses o Museu do Presépio, que ficará instalado no prédio do Centro Cultural, que passa por reforma completa. O acervo, composto por mais de 450 presépios, foi doado ao Município pela nossa conterrânea Maria Terezinha Costa e Silva. "Fiquei muito feliz em saber que a admiração pelo trabalho da administração municipal a incentivou a fazer a doação", enfatiza o prefeito Wirley Reis (Têko).

O museu irá abrigar presépios de diversos tamanhos e materiais, como metal, pedras semipreciosas, cerâmica, barro, resina, mármore, porcelana, vidro, palha, sal, massa de pães e doces, originários de várias partes do Brasil e do mundo. Há peças da Itália, Quirguistão, México, Colômbia, Bolívia, Peru e Panamá, além de vários presépios mineiros, catarinenses, gaúchos, pernambucanos e alguns de procedência desconhecida. Muitos chamam a atenção pelo tamanho, como o minúsculo presépio montado em uma caixinha de fósforos. Outros, feitos a partir de materiais encontrados na natureza, encenam o nascimento do Menino Jesus dentro de conchas, folhas, cabaças, porongos e ocos de bambus.

"Este verdadeiro tesouro é um presente que Itapecerica recebe das mãos da mecenas dona Terezinha, a quem externo a minha gratidão em nome de todo o povo da nossa terra", reforça Têko.

CENTRO CULTURAL

O Centro Cultural de Itapecerica deverá ser inaugurado no próximo mês de abril e irá abrigar, além do Museu do Presépio, biblioteca, galeria de exposições, teatro, espaço multiuso, espaços dedicados aos artistas e aos expedicionários itapecericanos, além da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes.

TAG's: Cultura, museu, presépios