Iniciada construção de 80 barraginhas dentro do Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais

Também é realizado o melhoramento das estradas rurais e a sua adequação no entorno da bacia do ribeirão do Gama
Publicado em: 17 de Janeiro de 2020 .

Dando continuidade ao Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais (Pró-Mananciais), criado pela Copasa e desenvolvido em parceria com a Prefeitura e a Emater, teve início este mês a construção de 80 bacias de contenção de enxurradas, também conhecidas como barraginhas ou bolsões, além do melhoramento das estradas rurais e a sua adequação no entorno da bacia do ribeirão do Gama.

Com o apoio do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), formado pela Copasa, Emater, Prefeitura, instituições públicas, privadas e do terceiro setor, foi realizada uma mobilização com os produtores rurais, promovendo a aproximação dos envolvidos na concepção, elaboração e execução do programa com a população dos locais beneficiados.

O Pró-Mananciais tem por objetivo proteger e recuperar a microbacia hidrográfica do ribeirão do Gama, área utilizada para a captação de água para abastecimento público da cidade de Itapecerica. As propriedades rurais favorecidas estão localizadas na sub-bacia do ribeirão do Gama, acima da área de captação de água pela Copasa.

"Trata-se de questão de suma importância e de pauta obrigatória na administração pública, uma vez que visa preservar a vida na terra para as futuras gerações", afirmou o prefeito Wirley Reis. "A relevância de tais ações transcende o nosso município e, certamente, um meio ambiente equilibrado permitirá que os nossos filhos e netos possam viver em um planeta onde o ser humano conviva harmoniosamente com a natureza", completou.

TAG's: Barraginhas, Socioambiental, Mananciais