Imagem de São Bento que fica no altar principal da Igreja Matriz será restaurada

Prefeitura de Itapecerica e Mitra Diocesana assinaram termo para viabilizar a realização dos trabalhos
Publicado em: 2 de Junho de 2021 .

A Prefeitura de Itapecerica e a Mitra Diocesana – Paróquia São Bento assinaram termo para restauração da imagem do santo padroeiro do município, São Bento, que fica no altar principal da Igreja Matriz e encontra-se em estado precário de conservação. O trabalho será realizado pela restauradora de obras de arte Carla de Castro Silva, com recursos do Fundo Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Fumphac).

Datada do século XIX e constituída de madeira esculpida, policromada e dourada, a imagem foi confeccionada em Portugal com madeira de cedro extraída em Itapecerica e enviada à Europa. A imagem é um precioso bem cultural da nossa cidade e, por isso, é fundamental que seja mantida em perfeito estado de conservação.

HISTÓRIA

Quando chegou a Itapecerica, a imagem de São Bento foi devidamente encarnada, termo usado para significar que recebeu restauração e melhorias. Isso aconteceu durante o paroquiato do Monsenhor José dos Santos Cerqueira, que também terminou a obra da Igreja Matriz.

O artista italiano Angelo Pagnacco, muito hábil encarnador de imagens, deu os retoques finais com a aplicação de ouro no hábito escuro do santo, formando belos desenhos. Na parte inferior do hábito há uma linda pintura com motivos de arte flamenca, que enriquece ainda mais a beleza da imagem.

Aos pés de São Bento há um corvo e uma mitra dourada. A mitra, usada pelos bispos, era também usada pelos abades. O santo foi o abade criador da Ordem de São Bento e é considerado o patriarca dos monges do Ocidente. Uma das mãos do santo sustenta o livro da Ordem Beneditina e a outra segura um báculo.

A imagem de São Bento que abençoa Itapecerica representa o santo em sua fase mais jovem, à semelhança de raras imagens existentes nos mosteiros do Rio de Janeiro, de São Paulo e da Bahia.

TAG's: Imagem, São, Bento, Igreja, Matriz, restaurada