Horta garantirá alimentos saudáveis em aldeia indígena

Foram realizados a limpeza, aração, gradeamento e adubação com calcário em uma área de dois hectares
Publicado em: 24 de Junho de 2022 .

A Prefeitura, em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a empresa Nacional de Grafite e com apoio técnico da Emater-MG, construiu uma horta na Aldeia Pataxó Muã Mimatxi, localizada no distrito de Lamounier.

Para a implementação do projeto foram realizados a limpeza, aração, gradeamento e adubação com calcário em uma área de dois hectares, destinada ao plantio de mandioca, laranja, mexerica e banana. Também foi construída e cercada uma horta composta por 20 canteiros com 20 metros de comprimento e um metro de largura cada, onde serão plantados alimentos diversos.

Além disso, foi perfurado um poço artesiano completo, com redes hidráulica e elétrica, para irrigação de toda a horta e abastecimento da aldeia, que sofria com a falta de água.

A instalação da horta na aldeia tem como objetivo ampliar e diversificar a produção de alimentos saudáveis, garantindo uma alimentação mais rica e nutritiva, além da preservação do cultivo de produtos e temperos que garantem as características típicas da culinária indígena.

A horta ainda permitirá aos moradores a aplicação de suas técnicas de plantio e poderá ser utilizada pelos alunos da escola da aldeia para aulas práticas, reforçando o conhecimento adquirido dentro de sala.

TAG's: Horta, aldeia, saúde