Grupo de Trabalho Multidisciplinar criado para combater a violência nas escolas se reúne

Foram apresentadas primeiras medidas a serem adotadas
Publicado em: 5 de Maio de 2023 .

Foi realizada nesta sexta-feira, 5 de maio, reunião do Grupo de Trabalho Multidisciplinar instituído pela Prefeitura para a proposição e a implementação de ações de combate à violência nas instituições de ensino.

As primeiras medidas adotadas serão a contratação de psicólogos para a realização de palestras de conscientização e a prestação de atendimentos de saúde mental à comunidade escolar; a contratação de empresas de vigilância para a realização de rondas nas escolas e para o monitoramento por meio de câmeras; e o encaminhamento à Câmara Municipal de projeto de lei para viabilizar o repasse de recursos da Prefeitura para os caixas escolares, a fim de que cada unidade de ensino invista nas ações de segurança que lhe forem mais necessárias. A Polícia Militar, por sua vez, está intensificando a ronda nos arredores das unidades educacionais.

Também foram levantadas pelo grupo, que conta com a participação de setores estratégicos da administração municipal, de conselhos municipais, da Câmara Municipal e das polícias Civil e Militar, questões relacionadas à importância da colaboração de toda a sociedade, dos funcionários das instituições de ensino e, em especial, das famílias dos estudantes, que devem ficar atentas às atitudes dos mesmos e manter relação próxima com as escolas.

O prefeito Wirley Reis salientou que essa situação de ameaça à segurança nos ambientes escolares é um fato novo e inesperado, que obriga a adoção de medidas até então desnecessárias. Ele destacou que o foco será sempre oferecer aos alunos, além de aprendizado, paz e tranquilidade dentro das instituições de ensino. "Mas infelizmente não é possível resolver todos os problemas de uma só vez. O mundo ideal está muito distante do mundo real. Fato é que estamos trabalhando diariamente, dentro das nossas possibilidades, para implementar as medidas necessárias", afirmou.

Têko ressaltou que, sozinhos, os municípios não conseguem, principalmente pela falta de recursos, executar todas as ações que gostariam. Por isso, irá nos próximos dias à Superintendência Regional de Ensino e à Secretaria de Estado de Educação cobrar apoio e o repasse de verbas voltadas a garantir a segurança nas instituições de ensino.

"Somente com a união de todos será possível dissipar essa inadmissível sensação de insegurança nas nossas escolas", finalizou o prefeito.

TAG's: Grupo, Trabalho, Multidisciplinar, violências, escolas