Grande Reinado do Rosário de Itapecerica acontece de 8 a 11 de agosto Festa bicentenária movimenta cidade do centrooeste mineiro unindo cultura fé e tradição

Publicado em: 7 de Agosto de 2025 . Última Atualização: 7 de Agosto de 2025


Com mais de dois séculos de história, a edição de 2025 do Grande Reinado do Rosário já se aproxima: entre os dias 8 e 11 de agosto, os batuques das caixas e os sons dos guizos voltam a ecoar pelas ruas itapecericanas. Anualmente, a festa mobiliza centenas de pessoas, aquecendo o turismo e o comércio de Itapecerica.

 

O evento, que homenageia Nossa Senhora do Rosário, deve contar com cerca de vinte “ternos” participantes, grupos distintos e tradicionais da própria cidade (entre Congadas, Catupés, Guardas e Moçambiques, por exemplo) e também de outros municípios mineiros, cada qual com seus cânticos e vestuários característicos. 

 

História

Oficialmente, em 2025 são celebrados 205 anos do Reinado do Rosário – seriam 207, não fossem os dois anos com atividades pausadas pela pandemia de covid-19. Documentos e pesquisas indicam que o início da festa remonta ao ano de 1818. O bicentenário, comemorado em 2018, reuniu nomes como Maurício Tizumba, Sérgio Pererê e Zezé Motta como alguns dos “reis” do festejo, além de homenagear figuras históricas do município. 

 

“É uma festa que vem atravessando o tempo. Aqui nós celebramos essa cerimônia em homenagem à Nossa Senhora do Rosário, em homenagem aos negros que trouxeram essa festa tão maravilhosa, tão cheia de encantamentos”, relata Anielo D’Alessandro, capitão-mor do Reinado e presidente da Associação do Reinado. Além de Nossa Senhora do Rosário, a festa também louva os santos padroeiros: Santa Efigênia, São Benedito e Nossa Senhora das Mercês. 

 

Segundo o historiador Antônio Carlos Faria Paz, diversos elementos históricos tornam o festejo realizado em Itapecerica único e especial. “As tradições, os mastros. Os cantos, que são aqueles que se cantavam na época dos escravos. As vestimentas são as mesmas. O desenrolar da festa, o batuque da caixa, tudo é diferenciado. Esse ambiente antigo de Itapecerica, com seus casarões, torna-se um cenário perfeito para a festa, para a singularidade da festa”, ressalta.

 

Projeto

O Grande Reinado do Rosário de Itapecerica é uma realização da Associação do Reinado do Rosário de Itapecerica e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet - Incentivo a Projetos Culturais. Conta com o patrocínio da Nacional de Grafite e com o apoio da Casa Rios, Construtora Dreams, Multimarcas Consórcios, Prefeitura Municipal de Itapecerica e Zifaf Reinado.

 

Programação

O Grande Reinado do Rosário de Itapecerica acontece entre os dias 8 e 11 de agosto, sexta a segunda-feira. Entre os destaques da programação, estão: o levantamento das bandeiras após o cortejo de Chico Rei, na sexta-feira, dia 8; o tradicional cortejo do Reinado do Rosário em direção ao Palanque Real no sábado, dia 9; e a representação da Abolição da Escravatura, no domingo, dia 10. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do evento (@grandereinadorosario). 

 

Serviço

Evento: Grande Reinado do Rosário de Itapecerica

Data: 8 a 11 de agosto de 2025 (sexta a segunda-feira)

Local: Itapecerica/MG (a 190 km de Belo Horizonte/MG)

Entrada: gratuita

Redes sociais: Instagram (@grandereinadorosario) e Facebook (@grandereinadorosario) 

 

Contato: 31 99393 0623 (jornalista Danilo Moreira - Comunicação do evento)

 

Fotos: Danilo Moreira

 



TAG's: Grande, Reinado, Rosário, Itapecerica, acontece, agosto, Festa, bicentenária, movimenta, cidade, centrooeste, mineiro, unindo, cultura, tradição

Inicial | Voltar
Link permanente: