Festival de Gastronomia Rural movimenta Itapecerica e reforça identidade cultural de Minas Gerais

Publicado em: 24 de Junho de 2025 . Última Atualização: 24 de Junho de 2025


Evento reuniu música, culinária, tradições populares e feiras de artesanato em quatro dias de festa no berço cultural do Centro-Oeste mineiro

Reconhecida como o berço cultural do Centro-Oeste mineiro, Itapecerica viveu, mais uma vez, dias de festa, memória e afeto. A cidade histórica recebeu o público para o XVII Festival de Gastronomia Rural, que se consolida, edição após edição, como o maior e mais autêntico evento do gênero em Minas Gerais. Durante quatro dias, visitantes percorreram ruas, praças, coreto e o mercado em busca de uma experiência que foi muito além do paladar. Entre sabores e sons, o festival reafirmou seu papel como espaço de celebração da identidade mineira.

Mais de 40 atrações musicais, incluindo o show de As Marcianas, emocionaram o público no palco principal, Coreto e Mercado Municipal Mineirinho. A dança tradicional das festas juninas teve espaço garantido com a apresentação da quadrilha Fulô de Laranjeira. A Cozinha Rural foi um espetáculo à parte. Ali, nove chefs compartilharam saberes e receitas em oito apresentações culinárias, servindo pratos como tutu tonto do Moçambique, arroz de barranco de comitiva, biscoito pau a pique, entre outros. 

O festival envolveu mais de 300 pessoas diretamente e movimentou a cidade com 16 tendas gastronômicas, 33 barracas, cinco cachaçarias e 23 restaurantes locais, que prepararam cardápios exclusivos para receber o público. No total, foram oferecidas mais de 150 opções de pratos e petiscos, muitos deles criados especialmente para o evento, sem contar as bebidas e as quitandas.

O tradicional Mercado Mineirinho também foi cenário de atrações musicais, feira de artesanato e muita comida. Além da gastronomia, a programação valorizou o campo e as raízes mineiras com espaços como o engenho de cana ao vivo, a fazendinha, o centro gastronômico e duas feiras de artesanato: João Faísca e Tribo Pataxó. “O que se viveu em Itapecerica foi mais do que um festival. Foi uma celebração coletiva da cultura rural, dos saberes ancestrais, da força da agricultura familiar e da generosidade de um povo que acolhe com alma”, declarou Simone Vieira, Secretária Municipal de Cultura de Itapecerica. 

O projeto XVII Festival de Gastronomia Rural foi patrocinado pela CEMIG, Nacional Grafite, Supermercado Faria, Diviníssimo, Multimarcas Consórcios, Sicoob Crediverde, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Apoio da Sonik Internet, O Boticário, Santana Fundição, Ita Lab Laboratório de Análises Clínicas, Avivar, Eper Energia, Laboratório Central, GL Imóveis, Vila da Serra, Itamara Eucalipto Tratado, Santa Rita Análises Laboratoriais, Odonto Company,  Haras Vô Ziroca, Cambraia Alimentos,  Magnólia Cervejaria, 8 Bicas, Drogaria Americana, Drogaria FarmaSul, Hotel Fazenda Palestina, Agro&Floresta Consultoria, A Solução, Barreiro Construções, Mendonça Poços, Mata Verde Eucalipto Tratado, Fazenda Pau do Monjolo, Casa Rios, Construtora Dreams, Auto Posto Lamounier, Grande Hotel Ita, Casa de Festa Bitencourt, Pousada Flat Royal, Prodlik Images.  Distribuidoras de Bebida: Andreza, Baixinha, Ita Festas, Nova Ita, Jhoninho. Cachaçarias: Caipira, Felipe, Caninha da Roça, Pinga Ni Mim e Alambique das Rosas. 

Apoio: Prefeitura Municipal de Itapecerica, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Itapecerica, Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais, Circuito Turístico Campo das Vertentes, Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Câmara Municipal de Itapecerica, EMATER Minas Gerais, ART ITA. Co-realização: SEBRAE. Gestão da Espaço Ampliar. Realização da Trium Brasil e Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado Eficiente.

 



TAG's: Festival, Gastronomia, Rural, movimenta, Itapecerica, reforça, identidade, cultural, Minas, Gerais

Inicial | Voltar
Link permanente: