Eventos culturais de Itapecerica são lançados em Belo Horizonte

Cerimônia de lançamento contou com a presença de autoridades, agentes culturais, empresários do setor turístico e imprensa
Publicado em: 18 de Maio de 2022 .

Em cerimônia realizada no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), em Belo Horizonte, a Prefeitura lançou oficialmente na tarde de ontem o XIV Festival de Gastronomia Rural e o XXVII Festival de Inverno, a serem realizados em Itapecerica de 16 a 19 de junho e de 23 a 31 de julho, respectivamente. Após dois anos de paralisação devido à pandemia de Covid-19, os dois principais eventos públicos do município voltarão a ganhar as ruas da cidade, considerada o berço cultural do Centro-Oeste mineiro.

A cerimônia de lançamento contou com a presença de autoridades, agentes culturais, empresários do setor turístico e da imprensa. Ambos os eventos, além de referência cultural na região, são importantes fomentadores do turismo e da economia de Itapecerica, gerando emprego e renda, aquecendo o comércio e a prestação de serviços no município. “Os festivais vêm reafirmar o protagonismo cultural de Itapecerica no Centro-Oeste mineiro, com toda a grandiosidade de seus eventos públicos”, afirma o prefeito Wirley Reis (Têko).

Festival de Gastronomia Rural

O XIV Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica será realizado de 16 a 19 de junho, fim de semana do feriado de Corpus Christi. Mais uma vez, o tradicional evento, aperfeiçoado a cada ano, deverá atrair milhares de pessoas, tanto itapecericanos quanto turistas de diversas regiões. Oferecendo ao público e aos comerciantes estrutura e organização de primeira qualidade, o evento é hoje uma das principais referências no gênero gastronômico em toda Minas Gerais.

Além de oferecer o melhor da verdadeira e autêntica culinária da roça mineira, a festa será embalada por muita música caipira, com destaque para os grandes shows com Gino e Geno, César e Paulinho e Marcos Paulo e Marcelo. Tudo acontecerá em um ambiente temático cuidadosamente decorado, a fim de que os participantes sintam-se, de fato, na zona rural.

Festival de Inverno

De 23 a 31 de julho será realizada a 27ª edição do Festival de Inverno de Itapecerica, um dos eventos mais tradicionais e diversificados de Minas Gerais. As atrações, todas gratuitas e espalhadas pelas principais praças e espaços culturais da cidade, reúnem milhares de pessoas a cada edição.

A programação é variada e voltada para toda a família, com apresentações teatrais, de dança, músicas de diferentes estilos, artes visuais e artesanato, além de diversas oficinas, mesclando artistas da terra com outros de renome nacional. Este ano, as principais atrações musicais serão o grupo Melim, o dueto Elba Ramalho e Geraldo Azevedo e o cantor Amado Batista.

TAG's: Cultura, turismo, Gastronomia, Festival de Inverno