Escolas de Itapecerica recebem homenagem do Estado

Publicado em: 8 de Dezembro de 2022 .

As escolas municipais Severo Ribeiro e Cônego Cesário estavam entre as homenageadas na cerimônia de reconhecimento das unidades de ensino participantes do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, em Belo Horizonte, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A solenidade reuniu cerca de 450 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais de Educação e Meio Ambiente, professores, diretores e alunos das redes municipais de ensino.
Essa primeira etapa do programa contemplou 115 instituições da rede pública, beneficiando 4,3 mil alunos. O programa foi executado por meio de termo de cooperação técnica, que selecionou, no início do ano, 65 municípios para implantarem atividades de educação ambiental na grade escolar. Por ter caráter contínuo, também foi lançado, durante o evento, novo edital para congregar outros municípios e ampliar a atuação do programa no território mineiro em 2023.
O programa de educação ambiental promove a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente e tem como público-alvo professores e alunos do ensino fundamental. Por meio dele, são disponibilizados treinamentos para professores, via curso de educação a distância, e realizadas em sala de aula, junto aos alunos, atividades práticas, tendo como temas principais a importância da redução do consumo de água e energia nas residências e nas escolas, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária para o bem-estar animal. As instituições recebem visitas técnicas regulares para o melhor cumprimento dos trabalhos.
Itapecerica já havia sido um dos quatro municípios escolhidos para o desenvolvimento do projeto-piloto do programa Jovens Mineiros Sustentáveis em 2021, ao lado de Campo Florido, Nepomuceno e Paracatu.

TAG's: Educação, meio ambiente, escolas, homenagem