Documentos do Arquivo Público Municipal são recuperados

Prefeitura contratou uma profissional capacitada e sua equipe técnica para recuperar os documentos
Publicado em: 14 de Julho de 2021 .


O prefeito Wirley Reis (Têko) acompanhou, na manhã de ontem, os trabalhos de recuperação do Arquivo Público Municipal, um importante acervo que conta a história da nossa cidade e de tantas outras que dela se originaram. Por muitos anos o arquivo ficou sem cuidados essenciais e, ciente dos prejuízos que tal abandono ocasiona para a história do município, a Prefeitura contratou uma profissional capacitada e sua equipe técnica para recuperar os documentos. Os serviços estão sendo realizados em duas salas provisórias ao lado do Centro Cultural, que está sendo reformado para também abrigar de forma definitiva o acervo.

O acervo do Arquivo Público Municipal é composto por grande quantidade de documentação administrativa, acumulada ao longo de mais de 230 anos. Entre os documentos da Câmara Municipal, datados de 1797 a 1862, estão livros de receitas e despesas, contratos, lançamentos e arrecadações de impostos, registros de sesmarias, atas de eleições, requerimentos, jornais, certidões e correspondências de autoridades. Já o acervo da Prefeitura Municipal é constituído por documentos até a data aproximada de 1950, como atas, decretos, portarias, nomeações e correspondências.

Em breve, quando o Centro Cultural for reinaugurado e os documentos do Arquivo Público Municipal estiverem organizados, estes ficarão disponíveis para estudos e consultas tanto virtuais quanto presenciais, pesquisas e visitas. “Um povo sem memória é um povo sem história. E a história é fundamental para compreendermos o presente e para construirmos um futuro melhor”, destaca o prefeito Têko.

 




TAG's: Cultura, Arquivo Público, história

Inicial | Voltar
Link permanente: