Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho

Em Itapecerica são empreendidas diversas ações no sentido de promover a proteção e a preservação ambiental
Publicado em: 5 de Junho de 2020 .

Nesta sexta-feira, 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Itapecerica, ao longo desses três anos e meio de gestão, foram empreendidas diversas ações no sentido de promover a proteção e a preservação ambiental.

Mais de quatro mil mudas de árvores foram plantadas na zona urbana e na zona rural.

Foram efetuados o cercamento de nascentes e o plantio de mudas nas bacias dos rios Gama, Vermelho, Tamanduá e Boa Vista. O cercamento de nascentes e demais áreas de proteção permanente é fundamental para a conservação e a recuperação dos mananciais e dos ambientes nos quais estão inseridos.

Entre outros pontos da cidade, receberam mudas de árvores o “Vale dos Ipês” e as praças das igrejas do Rosário e São Francisco e mudas de flores foram plantadas na praça da Igreja Matriz de São Bento. Em diversas oportunidades, foram doadas mudas de diversos tipos para a população.

Foi executada a revitalização das minas de água Areão e Magnólia, com o cercamento e plantio de mudas.

Ações de educação ambiental foram realizadas nas escolas de ensino fundamental.

Além disso, teve início a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. O documento representa um grande avanço para a cidade, uma vez que os serviços de saneamento básico são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento e para a promoção da qualidade de vida, da saúde, do bem-estar e da conservação do meio ambiente.

A administração municipal aproveita a data para solicitar à população que colabore para manter a cidade limpa, não jogando lixo, entulho e materiais sem serventia em ruas, calçadas, terrenos e espaços públicos.

"É importante que estejamos todos unidos, poder público e comunidade, na importante missão de cuidar do meio ambiente, pois só assim conseguiremos preservar a nossa saúde e a vida no planeta", ressaltou o prefeito Wirley Reis.

TAG's: Dia, Mundial, Meio, Ambiente