Dia dos Povos Indígenas é celebrado na Aldeia Pataxó Muã Mimatxi

Data é considerada um incentivo à reflexão sobre a importância do respeito e da preservação dos valores culturais e dos direitos dos povos originários brasileiros
Publicado em: 19 de Abril de 2023 .

A Prefeitura promoveu na manhã desta quarta-feira, 19 de abril, na Aldeia Pataxó Muã Mimatxi, localizada no distrito de Lamounier, cerimônia em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas. No Brasil, a data de 19 de abril é dedicada a celebrar a cultura e a herança indígena desde 1943, então com o título de "Dia do Índio", alterado em 2022 para “Dia dos Povos Indígenas”. O objetivo da alteração é que a celebração explicite a diversidade das culturas dos povos originários brasileiros.

A data é considerada um incentivo à reflexão sobre a importância do respeito e da preservação dos valores culturais e dos direitos dos povos indígenas, tempo de falar de sua resistência e de suas lutas, sempre com vistas ao diálogo. O Dia dos Povos Indígenas tem como propósito, além de celebrar a diversidade, manter vivas as histórias e as culturas dos povos originários brasileiros, combater preconceitos e estabelecer políticas públicas que garantam os seus direitos.

Nesse sentido, o dia 19 de abril é mais uma data para reflexão e luta do que de celebração, uma vez que ainda há muito para se avançar no que se refere aos direitos dos povos indígenas.

"Com muita satisfação, a Prefeitura está sempre estabelecendo parcerias e atuando com empenho para a realização de melhorias na infraestrutura da Aldeia Pataxó Muã Mimatxi, cuja presença em nosso município há 17 anos é motivo de grande orgulho para o povo itapecericano", afirmou o prefeito Wirley Reis.

Na aldeia, que conta com escola estadual indígena e posto de saúde, foram construídas na gestão do prefeito Têko duas Kukex (casas de rituais indígenas), portal de entrada e uma horta, além de perfurado poço artesiano completo. Também serão construídos banheiros coletivos para maior conforto dos visitantes, mais uma ação que contribui para valorizar o potencial turístico e cultural do local.

"Nas pessoas do cacique Kanatyo e de sua esposa, dona Liça Pataxoop, agradeço a todos os cerca de 40 moradores da aldeia, que mais uma vez nos receberam com extremo carinho e consideração, e reforço o meu compromisso de constante diálogo e respeito entre o poder público e a comunidade indígena", ressaltou o prefeito. "Viva o povo indígena e viva a luta indígena", finalizou.

TAG's: Dia, Povos, Indígenas, Aldeia, Pataxó, Muã, Mimatxi