Com o início do período chuvoso surgem também os riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Para evitar surtos da doença, é extremamente importante que cada cidadão faça a sua parte. Todos devem ficar atentos ao acúmulo de água em suas residências, mantendo limpos e livres de criadouros do mosquito suas casas e quintas. Os moradores precisam fazer uma busca detalhada em seus imóveis e, caso seja identificado algum foco, ele deve ser prontamente eliminado.
A Prefeitura já vem desenvolvendo ações estratégicas de combate à dengue, por meio da atuação dos agentes de endemias. Na semana passada foi realizado o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), um método simplificado que proporciona uma rápida obtenção de indicadores entomológicos, permitindo uma compreensão abrangente da distribuição do vetor.
Os agentes também estão recolhendo pneus em borracharias para evitar focos do mosquito e realizando o bloqueio nas regiões onde há notificações da doença, ou seja, a busca por focos, eliminação de possíveis criadouros e, se necessário, tratamento com larvicida.
Nesta semana, passado o Dia de Finados, está sendo realizado ainda um mutirão nos cemitérios para avaliar e recolher vasos de flores e demais recipientes que possam acumular água.
O telefone para denúncias de focos do mosquito Aedes aegypti é o (37) 99803-7538.