Coreto é revitalizado com projeto de itapecericano

Todas as intervenções foram aprovadas pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Itapecerica
Publicado em: 4 de Maio de 2018 .

A praça Dom José Medeiros Leite está passando por uma revitalização, com a pintura do coreto, das fontes luminosas e dos meios-fios dos canteiros. O trabalho, ainda em fase de execução, será realizado também nas praças Lincoln da Luz Ribeiro e Alexandre Szundy. Os investimentos se fazem necessários, visto que Itapecerica é uma cidade turística e que busca alavancar ainda mais o setor. Três grandes festas estão por vir – o Festival de Gastronomia Rural, o Festival de Inverno e os 200 anos do Grande Reinado do Rosário – e é importante que a cidade esteja bonita e bem cuidada para receber os turistas e para o bem-estar dos próprios moradores.

A principal mudança ocorreu na cor escolhida para o coreto. A especificação de tintas e cores do mesmo foi elaborada e doada pelo projetista Marcos Mezêncio, o mesmo autor dos projetos do atual coreto, em estilo art déco, e do anexo frontal da Prefeitura, em estilo colonial. O tom de rosa antigo foi eleito por ele por ser apropriado para esse tipo de equipamento urbano e ao estilo da construção. A Prefeitura também recebeu uma nova pintura, com cores, da mesma forma, definidas pelo autor da obra por serem adequadas para tal arquitetura. É importante salientar que ambas as intervenções foram aprovadas pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Itapecerica.

“Preciso dizer que causou-me surpresa e até mesmo uma certa perplexidade a reação de algumas pessoas à nova cor do coreto. Alguns comentários seguiram na direção da homofobia, com ataques à minha pessoa que eu jamais imaginei que uma simples cor de tinta pudesse provocar. É absurdo chegarem a fazer uma ligação entre a cor do coreto e a minha orientação sexual. Considerar azul a cor dos meninos e rosa a cor das meninas é algo totalmente ultrapassado. E, acima de tudo, isso é algo muito pequeno diante de tantas demandas e tantos desafios que se apresentam na administração de um município”, manifestou o prefeito Wirley Reis (Têko).

TAG's: Cultura, turismo, Coreto