Copasa apresenta serviços prestados à população de Itapecerica

Prefeitura promete fiscalizar e cobrar qualidade no atendimento às demandas do município
Publicado em: 25 de Janeiro de 2017 . Última Atualização: 25 de Janeiro de 2017

O prefeito Wirley Reis se reuniu nessa segunda-feira, 23 de janeiro, com o encarregado do sistema local e com o gerente do Distrito Regional Divinópolis da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Dalton Bertolacini e Ronaldo Dias. Eles apresentaram dados referentes aos serviços prestados atualmente pela Copasa em Itapecerica e também as obras em andamento e os investimentos previstos relacionados à água e ao esgoto.

De acordo com a Copasa, estão em funcionamento dois poços na cidade: o da Boa Viagem e o do Gama. Estes dois poços conseguem suprir 82% da demanda. Outros três poços estão esperando a chegada dos equipamentos necessários para começar a operar: Nossa Senhora das Graças, Magnólia e São Geraldo. Quando os cinco poços estiverem funcionando, conseguirão atender a totalidade da população. Também há um poço em Neolândia e outro em Marilândia, onde deve ser instalado mais um como reserva. A Copasa se comprometeu a acabar com a falta de água em Marilândia aos fins de semana, quando a população do distrito aumenta consideravelmente e o abastecimento fica insuficiente.

Também está em andamento o Programa de Proteção a Manaciais, em que a Copasa efetua o mapeamento e ações ambientais na bacia do Ribeirão do Gama – cercamento de nascentes e plantio de mudas nas margens. Em 2017, serão plantadas mil mudas.

Quanto ao esgoto, o índice de tratamento é de cerca de 80% na cidade. Será realizada uma obra para melhoria do serviço nos córregos do Areão e do Ingás. Além disso, a Copasa afirmou que está resolvendo o problema do mau cheiro na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) com a queima de gás.

A Prefeitura irá efetuar fiscalização contínua e cobrar a qualidade dos serviços prestados pela Copasa à população de Itapecerica.

Instituto Estadual de Florestas

Na última sexta-feira, o coordenador da Agência Regional de Divinópolis do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Geraldo Magela da Silva, visitou algumas áreas de Itapecerica onde se encontram nascentes da bacia do Ribeirão do Gama. Nessas propriedades também está sendo executado o cercamento de nascentes e o plantio de vegetação. Até o momento já foram distribuídas cerca de 940 mudas de árvores nativas e o plantio será continuado ao longo do ano.

TAG's: Copasa, abastecimento, água, esgoto