Comitiva participa de atividades voltadas à promoção da cultura e do turismo em Itapecerica

Programação contou com a presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira
Publicado em: 30 de Maio de 2021 .

Dando continuidade à agenda de eventos voltados à promoção da cultura e do turismo no município, iniciada na quinta-feira, 27 de maio, a Prefeitura de Itapecerica promoveu diversas atividades ao longo da última sexta-feira, dia 28. A programação contou com a presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira; do subsecretário de Estado de Cultura, Maurício Canguçu Pereira; da subsecretária de Estado de Turismo, Milena Pedrosa; dos presidentes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Felipe Cardoso Vale Pires; da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), Jefferson da Fonseca Coutinho; e da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Sérgio Rodrigo Reis; do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, entre outras autoridades.

No início da tarde foi inaugurada a Loja de Artesanato “João Faísca”, instalada na sede da Prefeitura, cujo objetivo é incentivar e fomentar o setor. O artesanato gera emprego e renda e estimula o empreendedorismo social, além de revelar a cultura e a história de Itapecerica.

Em seguida, em cerimônia realizada na Escola Municipal Severo Ribeiro, foi lançado o Plano Municipal de Turismo, que contém diretrizes estratégicas para o desenvolvimento de atividades turísticas na cidade, inclusive com vistas à geração de emprego, renda e oportunidades de empreendedorismo.

Também foram anunciados importantes investimentos na área da cultura e do turismo: a reforma e revitalização do Centro Cultural, a preservação e arranjo do acervo documental e histórico do município, além da assinatura da ordem de serviço para início das obras de construção dos portais turísticos nas entradas da cidade.

Durante a cerimônia também foi lançada a 26ª edição do Festival de Inverno de Itapecerica, que será realizada on-line de 24 a 30 de junho devido à pandemia de Covid-19.

Em seguida, a comitiva visitou as obras de restauração do altar do Sagrado Coração, na Igreja Matriz de São Bento, onde também foi assinado o termo para restauração da imagem do Padroeiro São Bento.

Outro ponto visitado foi o “Beco dos Aflitos”, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, ocasião em que foi lançado o projeto “Revitalização da Escadaria dos Aflitos – Uma Obra de Arte a Céu Aberto”, intervenção artística que transformará o local em um corredor cultural e mais um ponto turístico da cidade.

Por fim, a comitiva esteve no Morro do Cruzeiro, onde está em construção, pela iniciativa privada, a capela em honra a São Bom Jesus de Matosinhos, que será mais um local de fé e peregrinação em Itapecerica, com uma vista privilegiada da cidade.

TAG's: Comitiva, promoção, cultura, turismo