Atual gestão foi a que mais investiu em segurança pública nos últimos anos

Publicado em: 6 de Fevereiro de 2019 . Última Atualização: 31 de Janeiro de 2019

"Com muita tristeza recebi a notícia de mais um episódio violento de roubo e agressão em nosso município, mais especificamente no distrito de Lamounier. Essas ocorrências deixam todos os cidadãos abalados e à espera de dias mais tranquilos.

Na posição de chefe do Executivo municipal, quero salientar que, ainda que a segurança pública seja uma obrigação do Governo do Estado, em Itapecerica a Prefeitura contribui de maneira significativa para aprimorar o trabalho das polícias Militar e Civil. Desde que assumi a administração municipal, aumentamos em 50% o valor do convênio por meio do qual a Prefeitura repassa recursos à Polícia Militar para custeio de suas despesas, incluindo toda a gasolina utilizada nas viaturas; conseguimos o aumento do efetivo policial em atuação no município; conseguimos duas viaturas e uma moto para a Polícia Militar; viabilizamos a reabertura do subdestacamento da Polícia Militar no distrito de Marilândia. Além disso, o Município cede dois funcionários para a Polícia Civil e cinco para monitoramento das imagens captadas pelo programa Olho Vivo na central instalada no quartel da Polícia Militar.

O programa Olho Vivo, uma das maiores conquistas da nossa gestão, foi implantado na sede do município de Itapecerica no final do ano passado, graças à parceria da Prefeitura com a Câmara Municipal, que fez a devolução de recursos economizados ao longo do ano de 2017. Agora, a Câmara novamente devolveu a quantia economizada em 2018 e, desta vez, foi definido pelos poderes Legislativo e Executivo que os recursos serão aplicados em melhorias no quartel da Polícia Militar e no início da retomada das obras da Creche Proinfância. Para este ano, esperamos que os vereadores economizem o máximo possível e uma boa opção seria direcionar os recursos para auxiliar na promoção da segurança do município. Se assim for acordado, tal escolha será muito bem-vinda pela administração municipal.

De toda forma, com ou sem os recursos da Câmara, a meta da Prefeitura é, até o fim de 2019, ampliar o Olho Vivo, instalando câmeras em Lamounier, Neolândia e Marilândia. Irei fazer tudo o que for possível para cumprir esse compromisso e entregar aos moradores dos distritos esse importante instrumento de segurança pública.

A nossa gestão foi a que mais investiu em segurança nos últimos anos. De 2013 a 2016 a Prefeitura investiu um total de R$ 259.128,86 na área. Em 2017 e 2018, os investimentos somam R$ 250.360,86, além dos recursos empregados na implementação do Olho Vivo. Ou seja, os valores investidos nos quatro anos da administração passada são praticamente os mesmos dos investimentos realizados em apenas dois anos pela atual gestão.

Como sempre faço questão de reforçar, o meu governo é marcado pelas parcerias e norteado por princípios como união e respeito. Muito me admira, em casos como o ocorrido em Lamounier, que alguns membros do Legislativo municipal, sendo um dos vereadores morador do distrito, venham injustamente cobrar atitudes da Prefeitura, ignorando tudo o que já é feito. Alguns vereadores só sabem criticar, enquanto deveriam se unir em prol de um bem comum, em prol da diminuição dos casos de bandidagem. Inclusive, é recomendável que os vereadores estejam a par dos assuntos do Município e, principalmente, da Câmara, que é onde trabalham, para não saírem por aí espalhando conversas fiadas baseadas na sua falta de informação, conversas essas que não levam a lugar algum e só objetivam disseminar a discórdia e o rancor. A energia dispensada a falácias deveria ser direcionada para correr atrás de seus aliados políticos, para usar a sua força política a fim de conquistar recursos e ações efetivas, ou seja, alguma coisa que, de fato, promova o bem para o povo. Atacar o prefeito ou qualquer outra pessoa não irá trazer o progresso para Itapecerica. Eu não estou aqui para atacar ninguém e sim para ajudar a comunidade em tudo o que for possível.

Minha preocupação com a segurança em todo o município é constante, apesar de esta ser uma atribuição do Governo do Estado, e não tenho poupado esforços para diminuir a violência em Itapecerica. Já perdi as contas de quantas vezes estive no Comando Geral da Polícia Militar de Minas Gerais pleiteando melhorias nesse sentido e, inclusive, já tenho agendada mais uma reunião na instituição para tratar especificamente da segurança dos distritos. Além disso, muito do que foi conquistado até agora foi viabilizado pelos deputados que se preocupam com Itapecerica e são parceiros da nossa administração. Enfim, a Prefeitura está fazendo a sua parte para preservar a ordem pública no município e conta com o apoio de todos na luta contra a criminalidade."

Prefeito Wirley Rodrigues Reis - Têko

TAG's: Investiu, segurança, pública, anos